Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Registro Civil da Comarca de Mongaguá - SP

INSTRUÇÕES DE COMO OBTER CERTIDÃO DO REGISTRO 

Tratando-se de imóvel matriculado em Mongaguá: 

a) direto no balcão (certidão extraída na hora - pagamento em dinheiro ou cartão de débito); 

b) pelo correio através do e-mail  pedido@rimongagua.com.br  

c) pelo correio ou certidão digital pelo site do REGISTRADORES ( www.registradores.org.br

Tratando-se de imóvel transcrito ou matriculado em Itanhaém: 

A certidão emitida pelo RI de Mongaguá refere-se a um complemento (aditamento) atestando que nenhum ato foi praticado desde 16/11/09 até o momento, ou seja, prevalece a titularidade no nome que constar na certidão de Itanhaém: 

a) de posse da certidão de Itanhaém (obtida através do site: www.crita.com.br ou fone: 13 3421-3030), o interessado pode se dirigir diretamente ao balcão do cartório e solicitar o aditamento (certidão expedida na hora - pagamento em dinheiro ou cartão de débito ); 

b) via correio: nesse caso, o interessado deverá digitalizar a certidão de Itanhaém e enviar para o e-mail: pedido@rimongagua.com.br  onde receberá instruções de como proceder ao pagamento da certidão. 

OBS: em caso de certidão negativa (aditamento) não recomendamos a solicitação da certidão via ARISP, pois a falta do preenchimento de algum dado essencial do imóvel poderá acarretar a emissão de certidão que não corresponda ao registro pretendido. 

Tratando-se de imóvel transcrito (registrado) no 3º RI de Santos: 

Mesma regra acima indicada, lembrando que o interessado deverá estar de posse da certidão do 3º RI de Santos, bem como da certidão de complemento (aditamento) de Itanhaém. 

OBS: A mera expedição de certidão negativa (aditamento) não significa que o imóvel ficará matriculado neste cartório uma vez que a matrícula será aberta por ocasião da apresentação de algum título para registro ou averbação. Até que isso ocorra, prevalece a titularidade em nome de quem constar no registro anterior (Santos ou Itanhaém).